Tudo o que você precisa saber sobre preenchimento labial

Publicado em Por em Preenchimento Labial

O preenchimento labial integra a lista de procedimentos estéticos não-cirúrgicos amplamente realizados no Brasil. A técnica é indicada para aumentar o volume dos lábios, para oferecer mais simetria ao sorriso e corrigir disfunções orofaciais decorrentes de procedimentos dentários. Ou seja, o procedimento tanto pode ser utilizado para fins estéticos quanto para fins odontológicos.

Quer saber mais sobre preenchimento labial? Acompanhe o artigo a seguir e confira para quais casos ele é indicado, quem pode realizar o procedimento entre outras informações relevantes.

O que é preenchimento labial?

Como o próprio nome indica, o preenchimento labial é um procedimento estético minimamente invasivo que busca definir e aumentar o volume dos lábios. Ele consiste em aplicar ácido hialurônico ou outras substâncias sintéticas nos lábios do paciente com o auxílio de uma microcânula (agulha sem ponta). O procedimento é indicado para os seguintes casos:

  • Repor o volume labial perdido por causa do envelhecimento natural;
  • Melhorar a hidratação dos lábios;
  • Harmonizar lábios e os traços do rosto;
  • Aumentar o volume labial;
  • Corrigir assimetria nos lábios.

Como é feito o preenchimento labial?

Por se tratar de um procedimento não-cirúrgico, o preenchimento labial não oferece riscos e não necessita de internação hospitalar. Sendo assim, pode ser realizado no consultório odontológico ou em clínicas estéticas especializadas.

Antes de começar o procedimento, o paciente é submetido a uma rigorosa avaliação clínica. Durante a avaliação, o profissional que irá realizar o preenchimento analisa as características faciais do indivíduo e quais resultados se pretende alcançar com a técnica. Em seguida, o profissional define a quantidade de substância preenchedora a ser aplicada nos lábios do paciente.

Conforme pontuamos anteriormente, as substâncias preenchedoras são aplicadas com o auxílio de microcânulas, tipos de agulhas sem ponta. Então, para tornar o procedimento indolor, é aplicado um anestésico local.

O tempo da aplicação pode variar em função da quantidade de regiões a receberem a intervenção. Geralmente o procedimento dura entre 30 e 45 minutos e o paciente pode retomar suas atividades normais assim que sair do consultório.

Quais substâncias podem ser utilizadas?

A substância mais utilizada no preenchimento labial é o ácido hialurônico. Isso porque ele é biocompatível com o organismo humano e dessa forma oferece menos riscos de rejeição. Além disso, o ácido hialurônico estimula a produção de colágeno, sendo muito eficiente no combate ao envelhecimento labial.

Apesar de ser o mais indicado e o mais aplicado, existem outras substâncias preenchedoras além do ácido hialurônico, a saber:

  • Gordura autógena;
  • PMMA (polimetilmetacrilato);
  • Silicone;
  • Hidrogel.

Tanto o ácido hialurônico quanto a gordura autógena promovem um preenchimento labial temporário, com efeitos que podem durar até um ano e meio. Já as demais substâncias produzem efeitos semipermanentes ou permanentes, mas oferecem maiores riscos ao organismo. Recomendamos que sempre seja feito usando o Ácido Hialurônico pelo grau de segurança muito superior quando comparado com os outros materiais.

Quanto tempo demora para aparecer os resultados?

Após a aplicação da substância preenchedora, os lábios costumam ficar inchados e podem aparecer alguns hematomas, efeitos que tendem a desaparecer 48 horas após o procedimento. Após esse período, já se pode observar uma melhora significativa na estética labial, mas os resultados só podem ser considerados definitivos após a terceira semana. 

Benefícios do preenchimento labial

Seguro, prático e indolor, o preenchimento labial oferece benefícios que vão muito além de conferir mais volume aos lábios. Entenda a seguir.

Recupera a autoestima

Quem sofre com lábios muito finos ou até mesmo desproporcionais bem sabe o quanto esses problemas podem afetar a sua autoestima. Felizmente, o preenchimento labial ajuda o paciente a recuperar a confiança de forma rápida, acessível, sem cortes e cicatrizes. 

O procedimento também pode ser utilizado para recuperar o formato dos lábios após perdas maxilares ou mandibulares decorrentes de acidentes ou cirurgias odontológicas.

Suaviza linhas de expressão ao redor da boca

E quem disse que o procedimento estético é indicado apenas para quem quer ficar com o bocão da Angelina Jolie? Quando feito com a aplicação de ácido hialurônico, substância bioestimuladora de colágeno, o preenchimento labial também ajuda a amenizar as linhas de expressão que se formam ao redor dos lábios com o passar dos anos.

Efeito natural

A aplicação da substância preenchedora leva em consideração as proporções faciais do paciente. Isso significa que o preenchimento labial promove resultados naturais, a partir de alterações labiais muito sutis. 

Preenchimento labial melhora a hidratação dos lábios

Além de definir o contorno e aumentar o volume dos lábios, o procedimento estético também pode ser utilizado para fins de melhorar a hidratação dos lábios. E mais uma vez o protagonista desse benefício é o ácido hialurônico. A substância atrai as moléculas de água para a região, oferecendo mais hidratação, brilho e maciez aos lábios.

Grande aliado da harmonização orofacial

Na odontologia, o preenchimento labial pode ser aplicado para corrigir problemas como sorriso assimétrico e desproporcional.

Pode ser revertido

Quando feito com o ácido hialurônico, o procedimento pode ser revertido caso o paciente não goste dos resultados.

É seguro

Quando feito com substância biocompatíveis como o ácido hialurônico e a gordura autógena, o preenchimento labial torna-se um procedimento seguro, pois são substâncias produzidas pelo próprio organismo do paciente. Sendo assim, oferecem menos riscos de rejeição, alergias e complicações colaterais.

Contudo, para que o procedimento seja de fato considerado seguro e ofereça bons resultados ao paciente, é necessário que ele seja realizado por profissionais especializados. No Brasil, apenas cirurgiões plásticos, dermatologistas e cirurgiões-dentistas estão autorizados a fazer o procedimento.

Agora que você sabe praticamente tudo sobre preenchimento labial, que tal aprofundar seus conhecimentos sobre harmonização facial? No blog da Odontologia Velasco você tem acesso a conteúdos de qualidade para ficar por dentro de tudo o que permeia o universo da beleza e do bem-estar!

E não deixe de marcar sua avaliação para fazer seu preenchimento labial com profissionais de referência nesta área!

pelo WhatsApp
Publicado por:
Dra. Roberta Zaideman Azar é uma profissional altamente qualificada na área de Harmonização Orofacial, atualmente cursando mestrado na especialidade e já possuindo especialização tanto em Harmonização Orofacial quanto em Ortodontia. Com mais de uma década de experiência clínica, iniciada em 2011, atua como coordenadora clínica dos cursos presenciais do Instituto Velasco, onde contribui com seu conhecimento em diversos procedimentos dentro da Harmonização Facial, demonstrando sua expertise e comprometimento com a excelência no campo da estética facial.

Publicações relacionadas