Uma dúvida muito frequente entre todos aqueles que desejam fazer harmonização facial é quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica. A substância, recomendada para suavizar linhas de expressão, evitar rugas dinâmicas, arquear as sobrancelhas, amenizar a hiperidrose e corrigir disfunções orofaciais, é a mais utilizada em procedimentos estéticos no Brasil.
Mas como funciona a toxina botulínica no organismo? Quanto tempo dura o seu efeito? Existe alguma forma de fazer ela durar mais? Leia o artigo a seguir até o final e encontre as respostas para essas e muitas outras dúvidas!
O que é toxina botulínica? Como ela funciona?
A toxina botulínica, mais conhecida pelo nome comercial de Botox, é uma substância produzida pela bactéria Clostridium botulinum. Sua principal função é paralisar temporariamente os músculos da região onde foi aplicada, impedindo a formação de rugas e linhas de expressão causadas por expressões faciais.
Para tal, a substância é injetada na face do paciente em pequenas doses, com o auxílio de injeções. Por isso, o tratamento estético é considerado minimamente invasivo, não exige internação hospitalar e não oferece riscos, desde que seja feito por profissionais especializados. Dependendo da quantidade de áreas a sofrerem intervenção, o procedimento dura entre 10 e 30 minutos.
Apesar desses benefícios, vale destacar que trata-se de um tratamento temporário, já que o efeito da toxina botulínica tem duração. Apesar de ser praticado por aí um tempo de duração de 6 meses, isso não é bem verdade. E como sabemos que existem muitas informações desencontradas por aí, resolvemos esclarecer o assunto de uma vez por todas.
Quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica?
Em via de regra, a toxina age em média de 4 a 6 meses no organismo e após esse tempo é necessária uma nova aplicação. Todavia, esse tempo pode variar de pessoa para pessoa, pois é influenciado por diversos fatores, tais como:
Resistência
Por ser uma toxina injetada no organismo, alguns anticorpos tentam combater aquele “corpo estranho”. Apesar de não ser tão comum, acontece e é uma das explicações aceitas para o efeito da toxina botulínica durar mais em uma pessoa e menos em outra. Como alguns sistemas imunes respondem mais rapidamente do que outros, acredita-se que a resistência ao botox é um fator que contribui diretamente para a variação do tempo de duração do Botox.
Subdosagem
Por subdosagem compreende-se a quantidade inferior de doses necessárias da toxina botulínica para paralisar um músculo facial. É preciso compreender que cada músculo possui uma quantidade de fibras musculares e que cada um tem que ser tratado com uma dose independente de Botox.
Exercícios físicos intensos também reduzem o efeito da toxina botulínica
Quem pratica exercícios físicos intensos como musculação, crossfit e corrida também não conseguem desfrutar do efeito da toxina botulínica por muito tempo. Isso porque nessas pessoas o metabolismo costuma ser mais acelerado e o crescimento muscular maior. E a rápida regeneração muscular diminui consideravelmente os efeitos do procedimento estético.
Mas não apenas isso. As caras e bocas feitas durante a realização dos exercícios de alta intensidade também diminui os efeitos da toxina botulínica. Sendo este um tratamento indicado para paralisar os músculos de uma determinada região, as caretas acabam forçando a ativação dos músculos precocemente.
Hábitos prejudiciais à saúde
Hábitos prejudiciais à saúde como fumar e beber também podem interferir no tempo de efeito da toxina botulínica . Tanto o álcool quanto o cigarro reduzem a produção de colágeno no organismo, contribuindo para o envelhecimento precoce. Sendo assim, são dois agentes externos que podem reduzir significativamente o tempo de duração do procedimento estético.
Ter uma alimentação pobre em fibras, vitaminas e sais minerais também pode prejudicar os resultados do Botox. Para garantir resultados mais duradouros como procedimento, é importante investir em uma alimentação mais natural e com ingredientes antioxidantes que ajudem a equilibrar os radicais livres.
COVID-19 e a estranha relação com a redução do efeito da toxina botulínica Recentemente foi descoberto que o efeito da toxina botulínica pode ser menor em pessoas que foram infectadas pelo coronavírus.
Isso acontece porque a COVID-19 causa a redução de micronutrientes no corpo, como Zinco, Vitamina D, Vitamina C e Ferro, além de uma reação do sistema imune exagerada. Tais substâncias otimizam os efeitos da toxina no organismo e contribuem para que o procedimento estético apresente melhores resultados.
Homens x mulheres: o efeito do Botox é o mesmo?
De maneira alguma. É preciso compreender que homens possuem musculatura maior e mais forte do que as mulheres. Portanto, a duração do tratamento neles será menor do que nelas. Em pessoas do sexo masculino o procedimento dura, em média, de 3 a 4 meses.
Dá para aumentar a duração do efeito da toxina botulínica?
Conforme explicamos anteriormente, o Botox é um procedimento estético com efeitos temporários, com tempo de duração que pode variar entre 4 a 6 meses. Contudo, com as dicas a seguir você vai poder aumentar a durabilidade do procedimento, confira!
- Não massageie o local da aplicação nas primeiras 48h do procedimento. Isso vai evitar que o produto seja diluído e transportado para outras regiões;
- Evite deitar ou abaixar a cabeça nas primeiras 4 horas da aplicação da toxina;
- Evite o consumo em excesso de bebidas alcoólicas e cigarro, pois são substâncias que comprometem a produção de colágeno e reduzem o efeito da toxina botulínica;
- Use sempre um bom protetor solar e use bonés, chapéus e viseiras para proteger a área aplicada dos raios solares;
- Invista em uma alimentação equilibrada e beba bastante água;
- Evite expressões faciais intensas, pois elas ativam o funcionamento dos músculos.
Gostou de saber quanto tempo dura o efeito da toxina botulínica? Então acompanhe o nosso blog e mantenha-se bem informado sobre o universo da estética, da saúde e do bem-estar por meio de conteúdos atualizados e publicados por profissionais especializados.