Qual melhor época do ano para fazer peeling facial?

Publicado em Por em Cuidados com a Pele

Você pensa em fazer peeling facial e tem dúvidas sobre qual a melhor época do ano para realizar esse procedimento? O principal objetivo desse procedimento estético é promover a renovação celular da pele, maior órgão do corpo humano. Por meio de técnicas específicas, promove-se uma descamação intencional e controlada na pele. Com isso, há uma melhora significativa na aparência da pele, que além de cor e textura mais uniforme, também ganha mais firmeza e viço.

Quer saber qual é a melhor época do ano para fazer peeling? Então acompanhe as informações que o Instituto Velasco preparou para você neste artigo. Nele, você vai conhecer quais são os benefícios da técnica, para quais casos ela é indicada entre outros detalhes super importantes.

Vale a pena conferir!

O que é peeling?

Em princípio, o peeling é um procedimento estético que usa diferentes técnicas para promover uma descamação controlada na pele. O principal objetivo do procedimento é estimular a renovação celular, trazendo vários benefícios interessantes. Entre eles se destacam, por exemplo:

  • Remoção de manchas e clareamento de pele;
  • Tratamento de cicatrizes provocadas por acne;
  • Suavização de rugas e marcas de expressão;
  • Desobstrução de poros;
  • Redução de estrias;
  • Controle da oleosidade da pele;
  • Recuperação da elasticidade da pele.

Para cumprir com esses objetivos, há vários tipos de peeling. E ao contrário do que se imagina, o procedimento não é feito apenas no rosto. É totalmente possível fazer peeling também em outras áreas do corpo que estejam precisando dos benefícios listados anteriormente. Nesse caso, as áreas mais comuns incluem axilas, virilhas (clareamento),glúteos, costas, coxas e colo (flacidez, estrias e cicatrizes).

Portanto, mais do que uma técnica estética, o peeling é um procedimento usado para saúde e bem-estar de forma geral. Na verdade, tudo depende do objetivo de cada paciente com o tratamento.

Para quais casos é indicado?

Levando em conta as características do processo, o peeling facial e em outras partes do corpo é recomendado para diferentes situações. Mas algumas delas se sobressaem, por isso veja algumas das principais indicações a seguir:

  • Flacidez;
  • Rugas e marcas de expressão;
  • Cicatrizes e acnes;
  • Peles oleosas;
  • Melasma;
  • Manchas causadas pelo sol;
  • Peles com sinais de envelhecimento precoce;
  • Desobstrução de poros, para facilitar a penetração de ativos de dermocosméticos.

Em qualquer situação, o peeling realizado da forma certa apresenta resultados em pouco tempo. Assim, a textura da pele sofre alterações muito positivas, pois ela fica muito mais firme, macia, suave e uniforme. Além disso, outra grande vantagem é a renovação celular de forma geral.

Tipos de peeling

Atualmente vários são os tipos de peeling capazes de melhorar a aparência da pele. Eles promovem a renovação celular, proporcionando mais firmeza, cor uniforme, hidratação e maciez. Contudo, devido às técnicas que utilizam, são mais indicados para alguns casos específicos, conforme você confere a seguir:

  • Peeling de cristal: processo feito com cristais de óxido de alumínio com propriedades coagulantes. Indicado para cicatrizes, estrias e flacidez;
  • Processo com diamante: consiste em uma microesfoliação e é mais indicado para peles mais espessas.  Seu foco está na renovação celular;
  • Peeling químico: realizado a partir de ácidos para esfoliar e renovar a pele. Sua aplicação ocorre em diferentes níveis da pele;
  • Peeling ultrassônico: essa técnica conta com uma corrente ultrassônica para esfoliar, hidratar, nutrir e tonificar a pele;
  • Processo criogênico: utilizando um tratamento a frio. Ele preenche espaços de peles envelhecidas e com marcas de expressão;
  • Peeling de porcelana: ao combinar vitamina C com ácido hialurônico, seu uso é para melhorar a elasticidade da pele, clareando-a e preenchendo linhas;
  • Peeling neosensitive: realizado a partir de uma combinação de produtos e cosméticos. É indicado para peles mais sensíveis e com presença de alguma doença.

É claro que tudo vai depender de seu caso, bem como da orientação de um médico de confiança. De qualquer forma, as diferentes técnicas e métodos para peeling facial contemplam as mais variadas necessidades.

Intensidade

Além dos tipos de peeling, o procedimento também contempla três níveis de intensidade, conforme o resultado que se pretende obter:

  • Superficial: age na epiderme, camada superficial da pele. Indicado para clarear manchas superficiais, amenizar linhas de expressão, controlar a oleosidade da pele, tratar estrias em estágio inicial (avermelhadas) e tratar cravos e espinhas.
  • Médio: atua na derme, camada intermediária da pele. Ideal para manchas, linhas de expressão e rugas mais acentuadas, além de peles com flacidez. Devido ao incômodo que provoca, o procedimento pode necessitar de anestesia.
  • Profundo: peles com manchas escuras, cicatrizes, rugas e flacidez intensa. Esse tipo de peeling deve ser feito em clínicas e hospitais sob o efeito de anestesia.

Melhor época do ano para fazer peeling

Por fim, é hora de entender qual é a melhor época do ano para fazer peeling. Como se trata de um procedimento estético que causa uma descamação controlada na pele cuja intensidade pode variar de leve a profunda, o ideal é que ele seja feito em épocas do ano em que a temperatura é mais amena, como outono e inverno.

Isso porque a recomendação é evitar a exposição solar durante a cicatrização da pele, período em que ela está extremamente sensível. Mas não apenas isso. Em temperaturas mais amenas, a pessoa não transpira tanto como no verão e a recuperação se torna mais confortável.

Outro detalhe importante é que esta regra vale para todo e qualquer tipo de peeling. Mas um aspecto que você precisa ter cuidado é contar com um profissional de confiança para fazê-lo. Além disso, não deixe de seguir todas as orientações dadas por ele durante a sua recuperação.

Que tal agendar com nossos especialistas uma avaliação em Harmonização Facial e ver a melhor opção de peeling para seu caso?

pelo WhatsApp
Publicado por:
Dra. Roberta Zaideman Azar é uma profissional altamente qualificada na área de Harmonização Orofacial, atualmente cursando mestrado na especialidade e já possuindo especialização tanto em Harmonização Orofacial quanto em Ortodontia. Com mais de uma década de experiência clínica, iniciada em 2011, atua como coordenadora clínica dos cursos presenciais do Instituto Velasco, onde contribui com seu conhecimento em diversos procedimentos dentro da Harmonização Facial, demonstrando sua expertise e comprometimento com a excelência no campo da estética facial.

Publicações relacionadas