Você se incomoda com o excesso de gengiva que fica evidente ao sorrir? Saiba que não está sozinho: diversas outras pessoas sofrem com sorriso gengival, quando o lábio superior se eleva mais do que o normal e acaba expondo a gengiva. Ainda bem que esse problema, na maioria das vezes, pode ser tratado apenas com procedimentos estéticos para o rosto, sem necessidade de cirurgia. A técnica mais usada é a aplicação de toxina botulínica – o famoso botox.
Você não entendeu errado: o botox não é somente eficaz no tratamento de rugas de expressão. Também é usado pela odontologia no tratamento de doenças causadas pelo excesso de contração dos músculos mastigatórios, como bruxismo e assimetrias faciais – nas quais podemos incluir o sorriso gengival.
Produzido pela bactéria Clostridium botulinum, o botox inibe a liberação de acetilcolina, substância responsável por promover a contração muscular. Para a correção do sorriso gengival, a toxina é injetada na musculatura do lábio superior, inibindo sua elevação. Como consequência, o paciente expõe menos a gengiva ao sorrir ou abrir a boca.
Vantagem de usar botox na correção do sorriso gengival
Esse tratamento é indicado para pacientes a partir de 18 anos cujo sorriso exponha mais de 3mm da gengiva, prejudicando a simetria e beleza facial. A aplicação de botox dura, aproximadamente, 15 minutos e não necessita anestesia ou pós-operatório. Em até 48 horas já é possível verificar o resultado. Já os efeitos colaterais são mínimos, controláveis e temporários, e não interferem no dia a dia do paciente – após a aplicação, é comum sentir fraqueza muscular localizada.
O botox tem efeito totalmente reversível, podendo durar de quatro até seis meses, quando há o retorno da função neuromuscular. Apesar do tratamento não ser curativo, esse fator permite a aplicação da substância em consultório odontológico. Além disso, o paciente pode retornar à aparência anterior sem sequelas, caso não tenha gostado do resultado por algum motivo.
Para pessoas que desejam resultado permanente ou apresentem casos mais extremos – quando há necessidade de remover o tecido ósseo para reposicionar a gengiva, por exemplo – a intervenção cirúrgica é indicada. Mas esse tratamento é invasivo e o paciente precisará suspender grande parte das atividades do seu dia a dia durante o período de recuperação.
Por isso, dentre os procedimentos estéticos para o rosto, o botox é o mais usado na correção do sorriso gengival. Esse método é simples, rápido e efetivo. No entanto, é fundamental procurar um cirurgião-dentista bem qualificado para avaliar o seu caso. Até porque esse procedimento não é indicado quando existem outros fatores que estejam causando o problema.
O uso de botox para correção do sorriso gengival proporciona mais autoestima para você sorrir sem medo de ser feliz. Você sabia que a Odontologia Velasco realiza esse tratamento? Uma equipe especializada de dentistas está pronta para atendê-lo! Conheça esse e outros procedimentos estéticos para o rosto oferecidos, agende sua avaliação e livre-se de características que o incomodam.
Você também vai gostar de:
- Bichectomia: 3 motivos para você procurar um dentista para esse tratamento
- 3 dicas para escolher a sua clínica de Harmonização facial
- Tudo para estética facial e tratamentos dentários: conheça a Odontologia Velasco