A aplicação de toxina botulínica, mais conhecida como Botox, é um dos procedimentos estéticos mais realizados no Brasil. A substância é indicada para prevenir o envelhecimento, suavizar linhas de expressão e rugas, oferecendo ao paciente uma aparência mais rejuvenescida. E todos esses benefícios podem ser obtidos de forma prática e rápida: sem cortes, cicatrizes e sem necessidade de internação hospitalar e período de recuperação prolongado.
Contudo, apesar de todas essas vantagens, a aplicação da substância ainda causa muitas dúvidas. Confira a seguir os mitos e verdades da toxina botulínica e descubra porque ela é a queridinha do momento.
Mitos e verdades da toxina botulínica
Antes de conhecer os mitos e verdades da toxina botulínica, é preciso saber do que se trata o produto. A toxina botulínica é uma substância produzida a partir de uma bactéria anaeróbia chamada Clostridium botulinum. Após industrializada e purificada, a substância é utilizada em pequenas doses em procedimentos estéticos faciais.
Sua principal função é relaxar os músculos da região onde foi aplicada, impedindo que se contraiam e causem rugas dinâmicas, como pés de galinha e linhas de expressão na testa e entre as sobrancelhas. Mas, será que a aplicação da toxina pode causar botulismo? Será que o procedimento dói? Conheça 12 mitos e verdades da toxina botulínica!
1. Aplicação da toxina botulínica causa botulismo
MITO. De acordo com a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia),a toxina botulínica só causa botulismo quando ingerida de forma oral e em grandes quantidades. Quando aplicada em pequenas doses na face do paciente por um profissional especializado, apenas causa relaxamento muscular local, impedindo a formação de linhas de expressão indesejadas.
2. Botox só serve para amenizar linhas de expressão e rugas
Entre os mitos e verdades da toxina botulínica, esse é um assunto que dá o que falar. Mas não se preocupe, pois ele é apenas mais um MITO. Na harmonização orofacial, a aplicação de Botox também serve para corrigir sorriso assimétrico, sorriso gengival e aliviar enxaquecas.
3. Pode ser usada para tratar hiperidrose
VERDADE. A hiperidrose é uma condição caracterizada pelo suor excessivo nas axilas, nas palmas das mãos e nas solas dos pés. A aplicação da toxina nas glândulas sudoríparas bloqueia a transpiração excessiva, nas axilas, mãos e pés por um período de até 10 meses.
4. O efeito da aplicação da toxina botulínica é imediato
MITO. Após o terceiro dia de aplicação, é possível notar os primeiros efeitos do procedimento. Contudo, os resultados só podem ser considerados definitivos após a segunda semana do procedimento.
5. Apenas cirurgiões plásticos e dermatologistas são autorizados a realizarem procedimentos estéticos com toxina botulínica
MITO. Aliás, entre os mitos e verdades da toxina botulínica, essa é uma discussão que gera muita polêmica. De acordo com a Resolução 176 de 06 de setembro de 2016, do Conselho Federal de Odontologia, cirurgiões-dentistas estão autorizados a utilizarem toxina botulínica e preenchedores faciais em seus consultórios para fins terapêuticos funcionais ou estéticos, desde que respeitem as suas áreas anatômicas de atuação.
6. A aplicação de toxina botulínica oferece poucos riscos e efeitos colaterais
VERDADE. O botox é considerado um procedimento estético minimamente invasivo. Nele, a toxina é aplicada na face do paciente com injeções locais. Sendo assim, não causa cortes, não deixa cicatrizes e não precisa de internação hospitalar. Inclusive, a aplicação da toxina pode ser feita no próprio consultório estético ou odontológico.
Se não causa cortes e não deixa cicatrizes, não é de se espantar que a aplicação de Botox cause poucos efeitos colaterais. Nos dois primeiros dias, é comum ficar com a área que sofreu a intervenção inchada e dolorida. Alguns pacientes também apresentam dor de cabeça horas depois da aplicação. Todavia, esses sintomas geralmente desaparecem após 48h.
7. Botox pode ser usado para aumentar o volume dos lábios
MITO. O preenchimento labial, técnica utilizada para dar mais contorno e volume aos lábios, utiliza uma substância preenchedora chamada ácido hialurônico, substância bioestimuladora de colágeno.
8. Os resultados da toxina botulínica são permanentes
MITO. Na prática, a substância bloqueia temporariamente a liberação da acetilcolina, neurotransmissor responsável pela contração muscular. Esse bloqueio dura cerca de 6 meses, sendo necessário após o período realizar uma nova aplicação.
9. Botox pode prejudicar a expressão facial
DEPENDE. Caso a toxina seja aplicada em grandes quantidades ou em regiões erradas, pode deixar a face sem expressão, pois vai paralisar mais músculos do que devia. É justamente por isso que se recomenda que o procedimento seja aplicado apenas por profissionais autorizados e com conhecimentos especializados em harmonização facial.
10. A aplicação da toxina botulínica dói
MITO. A aplicação da toxina é feita com o auxílio de microcânulas (agulhas sem ponta). Sendo assim, antes do procedimento é aplicado um anestésico local para torná-lo mais confortável para o paciente.
11. Grávidas e lactantes não podem fazer procedimentos com Botox
VERDADE. Infelizmente, ainda não existem estudos que comprovem a segurança da toxina botulínica para a futura mamãe e para o bebê. E por se tratar de uma substância que promove a paralisação dos músculos, pode causar complicações no parto.
12. Toxina botulínica é para homens e mulheres de qualquer idade
VERDADE. Tanto homens quanto mulheres podem se beneficiar com os efeitos da toxina botulínica. E ao contrário do que se imagina, não existe uma idade mínima para realizar o procedimento. Quando aplicada por volta dos 25 anos de idade, a substância pode prevenir o envelhecimento.
Sem dúvida alguma uma das melhores formas de desvendar os mitos e verdades da toxina botulínica é através de conhecimento especializado. A boa notícia é que Na Odontologia Velasco você tem acesso a artigos e conteúdos aprovados por profissionais da área, tendo certeza das informações passadas! Que tal marcar uma avaliação com nossos especialistas em Harmonização Facial?