A saliva é um líquido incolor, composto por 99% de água e o restante de potássio, sódio, cloro, hidratos de carbono, lípidios, entre outros. O seu papel fisiológico é essencial para o corpo humano, porém ao mesmo tempo oferece alguns riscos a saúde, pois pode transportar agentes patogênicos responsáveis por várias doenças.
Nossas glândulas salivares produzem uma média de 1 litro de saliva dentro de 24 horas. Esta produção é variável, dependendo do tempo de vida, da duração das refeições e é mínima a noite. Um indivíduo produz, em média, ao longo de sua vida 30.000 litros de saliva.
Quais as funções da saliva?
A saliva é um lubrificante para a fala e deglutição umedecendo o revestimento do interior da boca e da garganta. Contribui para o processo de digestão de alimentos através das enzimas salivares que moem açúcares e gorduras. Ela também possui um sistema antimicrobiano muito eficaz, neutralizando, assim, uma grande proporção de vírus e bactérias que entram em nosso organismo através da boca.
Auxilia na saúde bucal, pois tem capacidade de eliminar germes, e ajuda a prevenir a cárie dentária. Além disso, a saliva reduz a acidez do alimento, protegendo, assim, o esmalte dos dentes. E ainda, renova o tecido da mucosa da boca, acelera a cicatrização de feridas e nos permite apreciar o gosto dos alimentos.
Quais as doenças que podem ser transmitidas através da saliva?
- As doenças que podem ser transmitidas através da saliva, mas também através da tosse, espirros são: gripe (doença viral) e tuberculose (infecção bacteriana);
- Mononucleose infecciosa, mais conhecida como “doença do beijo”: É causada por vírus, na maioria das vezes, o vírus de Epstein Barr (EBV);
- Herpes labial – O vírus pode estar presente na saliva e contaminadar uma pessoa, mesmo sem lesão de pele;
- É possível contrair algum tipo de infecção fúngica através da saliva de alguém com candidíase oral, por exemplo;
- O vírus da hepatite B (VHB) é transmitido através da saliva. A doença afeta o fígado, pode ser aguda ou tornar-se crônica;
Observação: O vírus da hepatite C e o HIV não são transmitidos através da saliva, mas sim pelo sangue.
O que pode ser detectado através de um teste de saliva?
O teste de saliva é rápido, indolor e pode indicar a presença de certas drogas no organismo, tais como:
- Cannabis – Ela é realçada na saliva a partir de 3 a 6 horas após o consumo;
- Cocaína – Pode ser detectada na saliva de 4 a 12 horas depois do uso;
- Anfetaminas – São detectáveis em média, até 2 dias depois do consumo;
- Opióides – Para heroína injetada por via intravenosa, o teste de saliva é positivo em menos de uma hora após o procedimento, já a morfina é detectada em até 12 horas após sua aplicação.
Alguns estudos que estão em andamento, pretendem permitir o diagnóstico do cancro numa fase mais precoce, através da análise de saliva, principalmente o cancro de boca. Outros testes hormonais também estão incluídos na lista de possível indicação do teste de saliva.
Recentemente, verificou-se que os testes de saliva de farmácia para o HIV só podem ser utilizados dois ou três meses após a transmissão do vírus. Esse é o tempo necessário para os anticorpos específicos produzidos em casos de infecção por HIV. O resultado é obtido em 30 minutos.
Dicas úteis
- Realize uma higienização bucal de qualidade de 2 a 3 vezes por dia, com escova e pasta adequada. Utilize fio dental e visite o dentista regularmente;
- Hidrate-se. Beba bastante água diariamente e evite o excesso de café e de bebidas açucaradas, como os refrigerantes;
- Lembre-se de mastigar bem os alimentos antes de engolir;
- Caso identifique efeitos colaterais durante o seu tratamento, como a saliva em excesso, por exemplo, além de outros, converse com o seu dentista
Quer mais orientações sobre saúde bucal e mesmo manter seu sorriso em dia? Então está na hora de marcar sua avaliação na Odontologia Velasco. Temos uma equipe multidisciplinar pronta para atender você e toda sua família.