10 coisas que você não sabia sobre as cáries!
Todos nós, em qualquer idade, podemos desenvolver cáries, porém devemos evitá-las. Mesmo na ausência de dor, a indicação é que a criança ou o adulto visite o dentista regularmente. O ideal é que esta visita ocorra a cada seis meses ou pelo menos uma vez ao ano. Além é claro, de realizar uma boa higienização bucal diária.
A verificação oral periódica permite a prevenção do aparecimento de cáries e uma série de transtornos a saúde.
A placa dentária contém bactérias que contribuem para o surgimento de cáries
A verdadeira placa bacteriana dentária é um revestimento que é depositado sobre os dentes, constituída por saliva, bactérias e restos de comida. Ela promove a formação de cáries, e por isso é muito importante realizar uma escovação adequada.
As cavidades são causadas pelos ácidos que atacam o esmalte dos dentes
As bactérias contidas na placa dentária se alimentam de açúcar e produzem ácidos. São estes ácidos que atacam o esmalte dos dentes e promovem as cáries.
A suplementação de flúor não é recomendada para a adolescência
O flúor fortalece os dentes e protege o esmalte do dente de ataques ácidos. A
suplementação raramente é necessária ao usar creme dental com flúor. Consulte sempre o seu dentista antes de tomar qualquer decisão em relação a sua saúde bucal.
Algumas drogas promovem a cárie dentária
Como algumas drogas reduzem a produção de saliva, isso pode promover a formação de cavidades. O ideal é conversar com o seu médico em caso de terapia medicamentosa prolongada.
Os dentes de leite também podem ser deteriorados
Os dentes de leite também podem ser deteriorados, por isso é de extrema importância tratá-los. Eles determinam a saúde dos dentes permanentes subjacentes.
Nossos hábitos alimentares influenciam o risco de cáries
O cuidado que temos com a nossa alimentação e higienização oral influencia diretamente no risco do desenvolvimento de cáries. Alguns de nós também possuem dentes mais frágeis com esmalte mais fino ou ainda, dentes mal posicionados, o que contribui para uma maior proliferação de bactérias na boca.
O pior inimigo dos dentes é o açúcar!
As bactérias se alimentam de resíduos que ficam na boca e o açúcar presente na placa contribui para a produção de ácidos. Eles são grandes responsáveis pelo desenvolvimento das cáries. Portanto é necessário limitar o consumo de açúcar e os lanches.
A Saliva age como um limpador
Evite os lanches entre as refeições ou os alimentos açucarados, pois eles impedirão a saliva de cumprir o seu papel de limpeza.
A selagem da fissura tem utilidade contra as cáries
O vedante fissura consiste na aplicação de um revestimento no topo dos dentes para encher zonas profundas e ocos dos dentes, inacessíveis às cerdas da escova de dentes. Muitas vezes, é oferecido para crianças e adolescentes que estão em maior risco de cáries.
O risco de cárie aumenta durante a gravidez
As alterações hormonais da gravidez contribuem para o enfraquecimento dos dentes e aumentam o risco de desenvolvimento de cáries.
Marque uma consulta e passe com um dos nossos especialistas! A Velasco Odontologia tem profissionais extremamente capacitados que poderão indicar a melhor forma de tratamento para seu caso!