A papada é uma das maiores queixas com relação à aparência facial entre homens e mulheres. O problema costuma aparecer devido ao envelhecimento, quando o excesso de pele debaixo do queixo fica mais flácido. Mas também pode ser causado por predisposição genética e efeito sanfona em qualquer idade. Com os avanços do tratamento facial, surgiu uma técnica menos invasiva que acaba com esse incômodo: a aplicação de ácido deoxicólico.
O ácido deoxicólico é uma enzima naturalmente presente no organismo que auxilia na quebra de gordura e na sua eliminação pela corrente sanguínea. Aproveitando essa capacidade, a substância é aplicada na região da papada. Lá, atua como um detergente, destruindo as células de gordura excedentes. Com isso, há uma notável redução do volume da região e definição do contorno do rosto.
Como é feito?
Por meio de uma avaliação da região abaixo do queixo, o profissional identifica e mapeia os pontos de excesso de gordura e os demarca. Isso ajuda a orientar a aplicação do ácido deoxicólico, valorizando o tipo de rosto e expectativas do paciente.
A quantidade de aplicação dependerá do volume de gordura acumulado e do formato do rosto da pessoa. Em geral, são necessárias até seis sessões para concluir o tratamento, mas esse número também pode variar de caso a caso. Cada uma dura, em média, trinta minutos e é realizada com intervalo de 28 dias – período que leva para a região se recuperar e desinchar. O bom é que desde a primeira, o paciente já poderá notar o resultado.
Indicações do tratamento facial para reduzir a papada e gorduras faciais
O ácido deoxicólico não oferece riscos e pode ser indicado para pessoas de todas as idades para combater pequenos acúmulos de gordura. No entanto, é importante procurar um profissional qualificado na aplicação da enzima, o que vai garantir resultados desejados.
Os efeitos colaterais são mínimos. Após o tratamento facial, a região poderá apresentar inchaço, vermelhidão, dor, dormência e/ou hematomas. Mas esses sintomas são temporários e desaparecem entre dois e cinco dias. Durante esse tempo, o profissional poderá prescrever o uso de analgésicos e aplicação de compressa gelada para amenizar o incômodo.
A aplicação do ácido deoxicólico elimina o queixo duplo, devolve a elasticidade da pele e contribui para definição e harmonização da face e é chamado na Odontologia Velasco de Afinamento facial. E tudo isso sem intervenção cirúrgica. Mas para obter os resultados esperados e não colocar em risco a sua saúde, é importante escolher um profissional autorizado a realizar o procedimento. Somente ele é bem-qualificado para identificar os pontos de aplicação e quantidade adequada da enzima.
Atente-se também ao local em que serão feitas as aplicações. Confira se a clínica, consultório ou hospital tem alvará de funcionamento e se os equipamentos utilizados são descartáveis, conforme regra da Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.
A Velasco Odontologia oferece uma equipe especializada e um ambiente com todos os recursos para você realizar o procedimento de redução da papada com segurança e eficácia. Agende a sua avaliação e aproveite para nos fazer uma visita!