Quem dera a resposta fosse simples para lhe dar logo de cara e, se você está pensando em fazer um dos dois procedimentos estéticos, escolher.
Acontece que para responder a essa pergunta é preciso saber o que você está esperando como resultado e o que pretende com o tratamento. Tanto o Botox quanto o Preenchimento Facial têm ótimas indicações para questões diferentes, para áreas diferentes do rosto e com diferentes resultados.
Vamos começar conhecendo um pouco mais sobre os dois tratamentos? É só continuar a leitura! Siga até o final onde daremos dicas preciosas que talvez retire todas as suas dúvidas.
O que é o Botox, quando ele é indicado e quais são os resultados?
A toxina botulínica, tradicionalmente conhecida como Botox, é uma substância que age sob os músculos da face, ela relaxa os músculos de movimento. E a face tem muito movimento. A substância minimiza e suaviza a força de contração, fazendo com que marcas de expressão e rugas não se instalem naquele local.
Mas esta é a parte do que chamamos de uso preventivo do Botox.
Cada vez mais pessoas, ao notarem os primeiros sinais de rugas e marcas de expressão, já começam o uso do Botox para retardar os efeitos do envelhecimento. Se é esse o seu caso, olha aí já a primeira dica!
Mas o Botox também tem o efeito corretivo!
Neste caso, as rugas e marcas de expressão já estão presentes e o objetivo então se torna corrigir imperfeições, trazendo harmonia e jovialidade a uma pele que já sofreu com os impactos do passar dos anos.
O Botox pode ser usado em tratamentos de:
- Rugas dinâmicas;
- Marcas de expressão de todo tipo;
- Hiperidrose, que vem a ser a produção excessiva de suor.
O uso do Botox é bastante seguro e nos casos corretivos têm efeitos excelentes ao suavizar as rugas mais profundas e marcas de expressão que você achava que iam se fixar em seu rosto para sempre. A aplicação leva em torno de 15 minutos a meia hora e em 48 horas você começa a perceber as primeiras mudanças, que chegam ao topo em no máximo 15 dias.
Como todo tratamento, os efeitos do Botox não são permanentes e a reaplicação pode precisar ser feita em torno de 4 a 6 meses, quem vai lhe dar o tempo preciso é o profissional que realizou seu tratamento!
Quem não pode fazer uso da Toxina Botulínica?
O Botox é contra indicado para:
- Gestantes;
- Lactantes;
- Pessoas alérgicas a algum componente da fórmula e
- Pacientes com doenças degenerativas musculares
Neste artigo do nosso blog falamos um pouco mais do Botox ou da Toxina Botulínica, não deixe de lê-lo para entender os efeitos
O que é Preenchimento Facial? Quais substâncias são utilizadas? Qual é o resultado?
O Preenchimento Facial é um tratamento completamente diferente do Botox.
Trata-se de uma técnica que injeta componentes modeladores e bioestimuladores, como o ácido hialurônico, ou hidroxipatia de cálcio entre outros produtos, e seu objetivo é o preenchimento de sulcos, marcas de expressão e até de áreas que perderam volume com o envelhecimento.
A substância mais usada e mais conhecida e mais segura é o ácido hialurônico, que são moléculas de um tipo especial de açúcar que já existe em nosso organismo e são capazes de atrair água, preenchendo deste modo os espaços entre as células.
Os objetivos do Preenchimento facial são muitos e os resultados, de dar animo a qualquer um: onde você perdeu volume no rosto (e por esta razão formaram-se marcas de expressão),pode ser preenchido e volume volta a aparecer.
Ele também é extremamente eficiente em dar volume e ressaltar os lábios, além de melhor definir melhor o contorno de áreas como mandíbula, nariz, queixos, malar… Preenche as chamadas rugas de marionete, que se formam no canto dos lábios e o código de barra, aquelas rugas que se formam ao redor da boca, além do famoso “bigode chinês”
Além disso, quando aplicado nas áreas das olheiras, onde a pele é muito transparente, suavizam a área profunda e escurecida, trazendo beleza e naturalidade ao olhar.
Pensa que acabou? Não! Tem mais:
O Preenchimento Facial cria vetores que ajudam a neutralizar o envelhecimento, deixando o rosto estruturado. Ele também é muito procurado para redefinir o contorno do rosto, que é perdido no processo de envelhecimento. O tratamento ainda é capaz de aumentar em certa dose a produção de colágeno, ainda que isso seja questionado do ponto de vista científico.
Enfim, o Preenchimento Facial promove a reestruturação, preenchimento, correção e harmonização das partes do rosto em que é feito e ainda sua aplicação é segura e a duração da consulta vai de 15 minutos a uma hora conforme o tratamento desejado.
Seus efeitos são quase que instantâneos, mas chegam ao pico em no máximo em 21 dias. E, assim como o Botox, trata-se de um tratamento de continuidade, seu efeito não é definitivo.
O tempo necessário para refazer o tratamento varia de 6 meses a 2 anos, mas só o um profissional habilitado vai poder lhe dar uma projeção mais sólida!
Neste artigo falamos apenas sobre Preenchimento Facial, vá até ele e veja outras informações.
Quem não pode fazer preenchimento facial?
O Preenchimento Facial é contra indicado para:
- Gestantes;
- Lactantes;
- Pessoas alérgicas a algum componente da fórmula e
- Pessoas imunossuprimidas.
Concluindo
Falando ainda sobre os dois tratamentos você pode estar se perguntando: e os riscos? Existem riscos?
Podemos alertar sobre um grande risco, que pode acontecer nos dois tratamentos que discutimos neste artigo mas que você pode contornar facilmente: Fazer o tratamento com um mau profissional e/ou numa clinica sem estrutura ou referência.
Tanto a Toxina Botulínica quanto o Preenchimento Facial, além de tratamentos estéticos, são procedimentos que devem ser realizados por profissionais habilitados nestas áreas!
Não uma esteticista ou qualquer profissional. Procure um profissional de excelência! É o seu rosto, a sua saúde, a sua vida!
O profissional tem que ser credenciado na Harmonização Facial e ter aprovação para atuar nesta área por seu conselho profissional (como têm os médicos e dentistas) e produto tem que ter a aprovação da Anvisa. Seja rigoroso quanto a isso!
Traçado uma linha para que serve o Botox e quais são os seus objetivos, e feito o mesmo com o Preenchimento Facial, agora é com você! Qual se adequa mais ao que você pretende? Qual o mais indicado para os problemas que te afligem? Quem pode te ajudar e muito nesta escolha é um profissional e/ou clínica conceituada, que conheça bem os dois procedimentos e vai poder lhe indicar um caminho a seguir.
Este foi mais um artigo esclarecedor do nosso blog e o convidamos para assinar nossa newsletter e não perder conteúdos relevantes e exclusivos como este. Compartilhe!