Com tantas formas, tamanhos e estilos de escovas de dente no mercado, escolher sua escova acaba se tornando, no mínimo, confuso. Saiba quais critérios utilizar na hora de escolher sua escova de dentes.
O tamanho ideal
Respeite o tamanho de sua boca. Se você está se esforçando para abrir boca e permitir que a escova alcance o fundo da gengiva, provavelmente sua escova seja muito grande.
A melhor escova de dentes é aquela que se encaixa a sua boca e permite que você alcance todos os dentes facilmente. A cabeça da escova deve ter o tamanho de uma polegada de comprimento e meia polegada de altura em média para um adulto. Claro que existem escovas maiores no mercado, mas basta testar para perceber que é mais difícil manuseá-las na boca. O cabo da escova também deve ser longo o suficiente para que você possa segurá-la confortavelmente.
O tipo de cerdas mais indicado
Dependendo de quão vigorosamente você escova os dentes e a força de seus dentes, escovas de cerdas duras podem machucar sua gengiva e prejudicar o esmalte dos dentes.
Para proteger seus dentes durante a escovação, escolha cerdas mais macias e de pontas arredondadas. Escovas duras causar abrasão dental e retração das gengivas, o que pode levar a problemas clínicos e estéticos.
De acordo com a maioria dos profissionais de odontologia , escovas com cerdas macias são melhores para remover placas e remover resíduos dos dentes.
Manual ou elétrica, qual é a melhor?
A escova manual pode ser suficiente se utilizada de forma correta. A principal vantagem é o preço. Além disso não precisa de baterias novas e pode ser usada em qualquer lugar. No entanto, a sua eficácia não é 100% garantida.
A escova elétrica remove mais placa do que uma escova manual. Ela trabalha sozinha e requer menos esforço. Algumas escovas possuem temporizadores para respeitar os dois minutos de escovação recomendados. Para crianças entre 7 e 8 anos, pode ser mais fácil de usar, porque a destreza manual ainda está em desenvolvimento. Por outro lado, a desvantagem é o preço, pois as escovas elétricas costumam ser bem mais caras do que as manuais.
Como escolher escovas de dentes para as crianças?
Para bebês a partir de 1 ano de idade, o ideal é usar uma escova manual, macia e pequena sem pasta uma vez ao dia. Já para crianças a partir dos 7 anos de idade, existem as opções de escovas elétricas divertidas, com decorações lúdicas, luzes e música, para ajudar a criança a fazer a escovação corretamente e “brincando”. As escovas da categoria “Junior”, tanto as manuais como as elétricas, têm a cabeça pequena, adaptada ao tamanho da boca da criança.
Quando tenho que substituir minha escova de dentes?
Você deve substituir a escova de dentes quando ela começa a mostrar sinais de desgaste, ou no máximo, a cada três meses. Também é muito importante trocar de escova depois de um resfriado, uma vez que as cerdas podem recolher os germes que podem levar à reinfecção.
Quer saber mais sobre escovação e cuidado com os dentes? Marque uma consulta e passe com um dos nossos especialistas! A Velasco Odontologia tem profissionais extremamente capacitados que poderão indicar a melhor forma de tratamento para seu caso!