A gravidez é acompanhada de uma série de alterações fisiológicas incluindo a região bucal. Durante o período de gestação, os dentes descalcificam e se tornam mais frágeis, o que pode ocasionar cáries, lesões a gengiva e mucosa bucal.
Para evitar esses transtornos o mais indicado é que uma mulher que esteja pensando em ter filhos faça uma visita ao dentista para solucionar todos os possíveis problemas bucais antes de engravidar. Durante a gestação, os dentes e gengivas precisarão de cuidados especiais, uma higiene bucal adequada, o uso diário do fio dental, uma alimentação equilibrada e visitas periódicas ao dentista que podem minimizar os incômodos.
No entanto, muitas mulheres grávidas não costumam dar tanta atenção a saúde bucal, por isso é importante lembrar que se as doenças não forem tratadas poderão ser muito prejudiciais a criança.
Qual o problema bucal mais comum em mulheres grávidas?
Um dos problemas mais frequentes durante a gestação é a gengivite, isto é, uma inflamação das gengivas devido ao acúmulo de placa bacteriana. Os sintomas são gengivas avermelhadas e com possíveis sangramentos. Muitas vezes os sintomas podem aparecer no fim do primeiro trimestre e persistirem até o fim da amamentação.
Com o aumento dos níveis hormonais causado pela gravidez, as gengivas ficam mais sensíveis às substâncias irritantes da placa bacteriana. A gengivite, em alguns casos, pode até ser gradualmente transformada em periodontite.
Na maioria das vezes, apenas a boa higiene dental previne a gengivite, mas quando a doença se instala, o tratamento deve ser realizado pelo dentista. É uma necessidade para a paciente e também para a saúde do seu filho.
Os componentes bacterianos, bem como a inflamação localizada ao redor dos dentes devido à doença periodontal, podem penetrar na corrente sanguínea e circular até a unidade placentária e, assim, causar complicações na gravidez como, o retardo de crescimento intra-uterino ou até um parto prematuro.
O ideal é que as gestantes mantenham o acompanhamento com visitas regulares ao seu dentista, assim ele conseguirá avaliar o estado de saúde bucal, as necessidades de cuidados, e se necessário, estabelecer um planejamento para o tratamento mais adequado.