Não escovar os dentes com frequência e com a cautela necessária, além da constante fuga dos consultórios de dentista, podem ser motivos para o aparecimento e desenvolvimento de diversos problemas bucais. As doenças periodontais são alguns exemplos que podem afetar a saúde da sua boca. Para ajudá-lo a evitar possíveis dificuldades, reunimos informações cruciais sobre o assunto.
Continue lendo e aprenda mais sobre doenças periodontais, quais são seus riscos e como preveni-las.
Entenda o que são as doenças periodontais
As doenças periodontais são doenças inflamatórias que acabam afetando os tecidos de suporte (gengiva) e de sustenção (cemento, osso) da cavidade bucal, e podem surgir caso o paciente tenha uma doença sistêmica, como a Diabete Mellitus, faça a higienização de forma ineficaz, fume ou consuma alimentos que acarretem no acúmulo e endurecimento da placa bacteriana próximo à gengiva.
Descubra os riscos de uma doença periodontal
Os três tipos de doenças periodontais mais recorrentes são a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada, e afetam a saúde bucal dos pacientes de formas diferentes.
Gengivite
A gengivite é a manifestação da inflamação da gengiva, causada pela formação de tártaro na região proveniente de uma escovação inadequada. Essa doença pode trazer diversos riscos ao paciente, como sangramento da gengiva durante a escovação e o uso de fio dental diários e inchaço da área, provocando desconforto ao paciente.
Importante dizer que uma consequência da gengivite não tratada é o agravamento do quadro e o desenvolvimento da periodontite.
Periodontite
A periodontite é a inflamação agravada da gengiva, que afeta os tecidos de sustentação dos dentes e resulta no afastamento dos dentes da própria gengiva (devido ao aparecimento de bolsas periodontais),permitindo maior acúmulo de placa bacteriana na área.
O paciente com periodontite corre riscos como a endocardite – causada por microorganismos como bactérias já presentes no corpo que se espalham por meio do seu sistema sanguíneo e atingem o coração da pessoa, levando à inflamação do endocárdio – e à perda precoce dos dentes afetados.
Periodontite avançada
A periodontite avançada é o estágio mais preocupante da periodontite, já que a infecção nesse estágio está arruinando os ossos responsáveis pela sustentação dos dentes. Com a sustentação dos dentes abalada e o progressivo aumento da quantidade de placa bacteriana, os dentes vão amolecendo e o risco de perda precoce dos dentes aumenta (há, inclusive, casos que levam à necessidade da extração do dente feita pelo odontologista).
Veja como prevenir e manter sua saúde bucal em dia
A melhor saída para evitar desconforto e medidas drásticas, como a extração de um ou mais dentes, é a prevenção de doenças bucais como a gengivite, a periodontite e a periodontite avançada. Para poupar o seu sorriso das doenças periodontais, você deve:
- Apostar em uma escovação diária cautelosa, sem esquecer o fio dental: dessa maneira, você correrá menores riscos de acumular placa bacteriana próximo à gengiva;
- Investir no processo de parar de fumar: fumantes apresentam até 7 vezes mais chances de serem afetados por doenças periodontais, além do cigarro reduzir as chances de sucesso de alguns tratamentos;
- Adotar uma dieta balanceada: uma alimentação saudável contribui para uma imunidade alta, a qual dificulta a aparição de doenças de qualquer tipo;
- Visitar o dentista regularmente: o profissional poderá acompanhar o estado da sua saúde bucal, e assim, oferecer ajuda para garantir que não haverá problemas futuros.
As doenças periodontais causam extremo desconforto físico e emocional, já que afetam o sorriso do paciente e podem deixá-lo com a autoestima baixa. Se você sente necessidade de conversar com um profissional sobre a sua saúde bucal, marque uma consulta na Velasco Odontologia : nossos profissionais estão a postos para recebê-lo e avaliá-lo!