Alimentação balanceada
Uma alimentação balanceada é primordial para a constituição de dentes saudáveis. Quando o dente ainda está em formação é muito importante adicionar o cálcio, o fósforo e as vitaminas, principalmente A, C e D para conseguir dentes fortes.
O ideal é que esses elementos sejam fornecidos ao organismo através de alimentos, e não de medicamentos. Para isso, os pais devem procurar a orientação de um médico pediatra.
Higienização bucal adequada
A higienização bucal deve iniciar-se, na criança, o mais cedo possível. No início, deverá ser executada pela sua mãe, e posteriormente com a supervisão dos pais, já que a criança, não terá ainda a habilidade suficiente para realizar esse tipo de rotina sozinha.
O desejável é que a escovação ocorra de duas a três vezes ao dia e para motivar as crianças, os pais podem adquirir escovas coloridas, com seus personagens favoritos e tornar aquele momento o mais agradável possível, até que eles possam escovar os dentes sozinhos.
Visitas regulares ao dentista
A recomendação é que os pais levem seus filhos para visitas periódicas ao dentista de 6 em 6 meses, assim será mais simples identificar as cáries ou qualquer problema ainda no início facilitando o tratamento.
Tratamentos Ortodônticos
O tratamento ortodôntico é indispensável para a correção dos dentes tortos, principalmente porque os dentes mal posicionados são altamente suscetíveis às cáries.
Cuidados com a ingestão de açúcar
O ideal é evitar a ingestão exagerada de açúcar eDentição infantil: Extrair ou conservar um dente em uma criança? doces, esses tipos de alimentos contribuem para o desenvolvimento das cáries. E quando as crianças comerem algum tipo de doce, o indicado é se certificar que eles escovem bem os dentes.