Há alguns anos, as restaurações só podiam ser feitas em metal, com o tempo ocasionavam o desgaste do esmalte do dente, o que proporcionava um visual pesado, além do aspecto acinzentado, escurecido.
Atualmente, com o avanço de inúmeras tecnologias e técnicas, a odontologia conta com materiais extremamente versáteis como a resina, a porcelana e a zircônia para a substituição das restaurações metálicas antigas por outras mais estéticas e modernas, garantindo assim uma aparência natural e um sorriso impecável.
Resina composta (plástico) – Técnica direta
Como é feita a aplicação?
São realizadas pequenas restaurações de superfícies estreitas, mesmo que profundas diretamente na boca do paciente.
Qual a durabilidade da restauração?
Varia de acordo com os cuidados do paciente com sua higiene bucal e acompanhamento periódico junto ao dentista, mas normalmente de 05 a 08 anos.
Quantas sessões são necessárias?
Uma sessão é o suficiente para realizar o procedimento, conforme a quantidade de dentes que serão tratados.
Porcelana Metal-Free– Técnica indireta
Como é feita a aplicação?
O dentista anestesia o local e começa o que conhecemos como preparação do dente para a posterior colocação do Onlay de porcelana, que podem ser coroas ou blocos, removendo as cáries e restaurações antigas, se for o caso.
Realiza a limpeza do local e é feito um desgaste no dente para criar um formato específico para receber a peça. Ele retira os moldes do dente e envia-os para um laboratório protético. O paciente recebe uma restauração provisória, assim que o Onlay de porcelana fica pronto, o dentista substitui a provisória, coloca um adesivo e cimenta a peça Onlay sobre o dente preparado.
Qual a durabilidade da restauração?
Varia de acordo com os cuidados do paciente com sua higiene bucal e o acompanhamento periódico junto ao dentista, mas geralmente de 10 a 15 anos.
Quantas sessões são necessárias?
Depende de cada caso, mas normalmente de duas a três visitas ao dentista já são o suficiente.
O procedimento Onlay ou restauração em porcelana é indicado para os seguintes casos:
- Substituição de restaurações antigas ou inestéticas;
- Reconstrução de um dente danificado, normalmente por cárie ou trauma;
- Interromper a deterioração dentária por cárie;
- Reconstrução de uma ou mais pontas agudas dos dentes para melhorar a função mastigatória;
- Restauração de um dente que ficou frágil depois da retirada da restauração antiga de amálgama ou após um tratamento de canal.
Marque uma consulta e passe com um dos nossos especialistas! A Odontologia Velasco tem profissionais extremamente capacitados que poderão indicar a melhor forma de tratamento para seu caso!