O ranger dos dentes, também denominado bruxismo, se caracteriza pelo aperto involuntário dos dentes e ocorre com maior frequência à noite, mas também pode acontecer durante o dia. Muitas pessoas apresentam bruxismo leve, que não requer tratamento específico, mas nos casos mais graves pode resultar em dentes mal alinhados, o que favorece a doença das gengivas.
O bruxismo pode ser relacionado ao estresse, além de transtornos do sono e problemas nos dentes, tais como a falta de algum dente, dentes quebrados, ou ainda, mordida não alinhada. Nestes casos, o dentista deverá ser consultado para avaliar a melhor técnica de intervenção ou tratamento, a fim de proteger os dentes e ajudar a prevenir danos posteriores.
Quais os principais sintomas associados ao bruxismo?
- Dor de cabeça ao acordar;
- Dor facial;
- Dor de dente;
- Dores na mandíbula;
- Dores nas articulações temporomandibulares;
- Desgaste do dente;
- Risco de fratura de afrouxamento;
- Hipersensibilidade dentária para quente e frio,
- Desequilíbrio postural.
Quais são os tratamentos para o bruxismo?
Quando o bruxismo se deve a problemas físicos (dentes mal alinhados ou quebrados),o dentista poderá fazer algumas sugestões sobre como corrigir esses problemas, por meio de coroa, braquetes ou outras técnicas que podem ajudar a resolver o ranger de dentes. No caso de mau posicionamento dos dentes ou mandíbula, a intervenção da ortodontia pode corrigir o problema através de cirurgia buco-maxilo-facial.
Já, se o bruxismo é causado por estresse, é importante tratar de identificar os agentes causadores e procurar formas alternativas de relaxar, inclusive através de terapia física específica dos maxilares, meditação e exercícios. Em outros casos, o bruxismo pode ser um efeito secundário de transtornos neurológicos de doenças como Huntington e Parkinson.
Uma forma de tratamento contra o bruxismo que vem apresentando ótimos resultados é a aplicação de injeções de toxina botulínica para relaxar os músculos da mandíbula, reduzir a tensão e melhorar o bruxismo e suas consequências.
Nós da Velasco Odontologia, possuímos equipe especializada na utilização desta técnica. O procedimento é simples e ocorre da seguinte forma: A toxina age bloqueando as ações musculares por um período de tempo determinado (6 a 8 meses) e após o término do mesmo deverá ser reaplicada no paciente.
Precisa de um especialista em alterações articulares? Agende já sua consulta!