Muitas orientações foram passadas de boca a boca e hoje estão entre os cuidados rotineiros com a saúde bucal dos adultos. Mas será que todas elas são verdadeiras?
Contar com informações confiáveis é fundamental para cuidar bem do seu sorriso. Para ajudá-lo, investigamos o que está rolando por aí sobre o tema e separamos abaixo o que é verdade e o que não passa de mito.
A escova de dentes deve ser trocada frequentemente
VERDADE
Com o tempo de uso, as cerdas da escova de dentes ficam desgastadas e ela perde sua eficiência em remover placas bacterianas. Por isso, os profissionais de odontologia recomendam a troca do acessório a cada três meses.
Os dentes devem ser escovados imediatamente após as refeições
INDEFINIDO
Alguns profissionais da odontologia defendem esperar pelo menos 30 minutos após as refeições para escovar os dentes. Esse período é fundamental para a saliva agir e neutralizar o pH dos alimentos ácidos e não prejudicar esmalte dental. Por outro lado, alguns especialistas acreditam que deixar a escovação para depois dará chances para a formação da placa bacteriana e será mais difícil removê-la. Para evitar esse problema, o recomendado é consultar seu profissional de confiança.
É necessário usar muito creme dental
MITO
Não adianta encher a escova com creme dental. O que faz diferença efetivamente na limpeza dos dentes é a técnica empregada. Coloque uma pequena quantidade de pasta no meio das cerdas e invista numa boa escovação.
Café mancha os dentes
VERDADE
O café é rico em corante que tem capacidade maior de permear no esmalte dentário e manchar os dentes. Outras bebidas também podem causar o problema por esse mesmo motivo, como é o caso do chá mate e preto e o vinho tinto.
Enxaguantes bucais podem substituir a escovação
MITO
Quem nunca substituiu uma escovação pelo enxaguante bucal? A sensação de limpeza causada pelo produto dá a impressão de que a troca foi um bom negócio. Mas o fato é que os enxaguantes são apenas complementos da limpeza e sem escova e fio dental não têm utilidade.
Escovação em excesso prejudica a dentição
VERDADE
Escovar os dentes numa frequência exagerada pode prejudicar a abrasão do esmalte dental e provocar retração gengival a longo prazo. O que importa é a qualidade da escovação e não a quantidade. Desde que você empregue a técnica correta e use uma escova nova, pode fazer a higienização três vezes por dia.
Escovas de cerdas rígidas limpam melhor
MITO
Ao contrário, essas escovas pode causar retração da gengiva e desgaste do esmalte dental. A escova ideal é ultramacia, com grande quantidade de cerdas, cabeça pequena e cabo liso e flexível, características que permitem alcançar todas as regiões, inclusive as de difícil acesso. Apesar da higienização ser mais suave, evita a retenção de sujidades.
A língua também precisa ser higienizada
VERDADE
Durante a escovação, a língua quase sempre é esquecida. Mas ela também precisa ser escovada ou higienizada com um raspador de língua. É que a região apresenta fissuras nas quais podem ficar alojadas bactérias e placa bacteriana. Essa retenção, inclusive, é a principal responsável por causar mau hálito.
Nunca se deve dormir sem escovar os dentes
VERDADE
Quando dormimos, a salivação diminui e até chega a ser interrompida e os dentes ficam desprotegidos durante muitas horas. Por isso, a escovação antes de dormir é uma das mais importantes e precisa ser realizada criteriosamente.
Dentes do siso não têm função e devem ser extraídos
MITO
Os dentes do siso também são importantes para a mastigação. Eles somente devem ser extraídos se sua erupção causar problemas, como comprometimento de outros dentes, inflamação da gengiva ao redor ou cáries recorrentes devido à dificuldade de serem higienizados.
Mascar chicletes sem açúcar combate cáries
MITO
Os chicletes sem açúcar ajudam na limpeza mecânica dos dentes e estimulam a secreção da saliva, o que aumenta a proteção contra cáries. Mas eles não combatem o problema e, por esse motivo, não devem ser usados em substituição à escovação.
É normal a gengiva sangrar ao passar fio dental
MITO
Essa informação é muito difundida talvez por ser bem comum, mas o fato é que não tem nada de normal. Caso isso esteja acontecendo, há duas possíveis causas: uso do fio dental com força ou inflamação da gengiva. Procure fazer a higienização com mais cuidado e consulte seu dentista se o sintoma persistir.
Quer saber uma grande verdade sobre a saúde bucal de adultos? Praticar a prevenção é fundamental para garantir um belo sorriso. Comece agora mesmo sua rotina de cuidados com profissionais de referência em todas as áreas da odontologia na Velasco Odontologia