A halitose, mais conhecida pela expressão “mau hálito” é caracterizada por um odor desagradável proveniente da boca. Alguns fatores podem contribuir para determinar as suas principais causas:
A ingestão de alimentos com gosto e odor pronunciados
Alimentos como alho e cebola, podem contribuir para a ocorrência do mau hálito, pois eles costumam se associar a outros restos de comida que ficam agarrados entre os dentes. Eles contêm produtos químicos (óleos voláteis) que, durante a digestão, entram na corrente sanguínea e atingem os pulmões. Assim, exalam um odor desagradável através da boca que persiste até o fim da digestão. A solução é evitar o consumo desses alimentos!
O consumo de álcool, o tabagismo e as dietas ricas em proteínas também podem agravar o problema.
Má higiene bucal
A má higiene bucal também pode causar mau hálito. Restos de comida agarrados aos dentes, gengivas ou língua podem produzir um cheiro ruim ao se decomporem.
Para evitar isso, a escovação deve ser realizada após cada uma das refeições. O uso do fio dental, assim como de um raspador de língua complementará a higienização oral. Beba bastante água durante o dia!
Cáries, abscessos dentários e doenças gengivais
As cáries e outras infecções orais, normalmente resultantes de uma higiene bucal inadequada podem causar mau hálito. Além da escovação após cada refeição e o uso de fio dental, a limpeza bucal pode ser reforçada pela realização de bochechos antimicrobianos para prevenir cáries e doenças gengivais. Visite o dentista regularmente!
Alguns tipos de doenças contribuem para o mau hálito
Doenças como a insuficiência renal, por exemplo, pode produzir um odor que se assemelha ao da urina, a insuficiência hepática induz a halitose e a diabetes pode causar um odor de acetona.
O abscesso pulmonar também pode causar mau hálito, assim como algumas doenças pulmonares, alergias, doenças do sangue, síndrome da boca seca, sinusite e anormalidades estruturais dos seios nasais, gotejamento pós-nasal, inflamação das amígdalas, doença biliar, e ainda, certos tipos de câncer, incluindo esôfago e estômago.
Cuidado com a halitose subjetiva ou imaginária!
A halitose subjetiva, também chamada de psicogênica ou imaginária é uma desordem caracterizada por sentimento obsessivo de ter mau hálito, mas de forma equivocada. Este tipo de distúrbio ocorre com mais frequência em pessoas que tendem a ter respostas exageradas a sensações corporais normais ou ter pensamentos compulsivos.
O dentista, muitas vezes, consegue tranquilizar o paciente e convencê-lo de que não tem mau hálito, caso contrário, o indicado é encaminhar a pessoa para psicoterapia.
Enfim, o mau hálito pode ter várias causas diferentes. Portanto, evite a ingestão de certos alimentos, realize uma higienização bucal de qualidade e visite o seu dentista regularmente.