A periodontite é caracterizada por uma inflamação que afeta os tecidos ao redor dos dentes, a gengiva e o osso alveolar de suporte. Nos casos mais graves, pode até causar a perda do dente.
O que muitas pessoas não sabem é que essa doença crônica pode aumentar os riscos de inúmeras outras. O tempo de exposição a ela é um dos fatores principais para causar diversos estragos no organismo.
A gengivite e as doenças cardíacas
A gengivite tem sido associada ao desenvolvimento de doenças cardiovasculares. As bactérias que causam as infecções da boca podem ser transportadas através dos vasos sanguíneos, o que pode favorecer a formação de coágulos sanguíneos, obstruir uma artéria ou até causar um ataque cardíaco.
Nos indivíduos que já sofrem com as doenças cardíacas, o sangramento gengival pode acentuar a passagem de bactérias e fatores inflamatórios no sangue, o que pode afetar diretamente as válvulas do coração e tecidos cardíacos.
A gengivite e os tipos de câncer
As pessoas que apresentam a doença periodontal possuem maior risco de desenvolver câncer de boca, língua, pescoço e cabeça. Outros tipos de câncer, como o de pâncreas e de estômago também têm sido associados à saúde bucal.
Estudos publicados pela revista médica The Lancet Oncology também indicam uma possível relação da doença periodontal com alguns tipos de câncer, como o de cólon, reto, pulmão, bexiga, próstata avançado e melanomas de pele, porém deverão ser realizados novos estudos para a efetiva comprovação.
A gengivite e a gravidez
Durante o período da gravidez são comuns o aparecimento de sangramentos, inchaços, vermelhidão e fragilidade oral por conta das alterações hormonais. Porém, a gengivite pode se tornar um fator de risco para o parto prematuro. O ideal é consultar o seu dentista antes da gravidez e fazer um acompanhamento periódico para evitar qualquer complicação.
A gengivite pode prejudicar também a saúde de pessoas que sofrem com obesidade, aquelas que são portadoras de diabetes, que sofrem de insuficiência respiratória, entre outras doenças.
Como prevenir as doenças bucais?
- Cuide da sua higiene bucal. Escove bem os dentes e a língua, pelo menos três vezes ao dia, use fio dental e visite o seu dentista regularmente;
- Cultive bons hábitos, eles previnem as placas bacterianas que se alojam nos dentes e nas gengivas favorecendo a gengivite. Evite a ingestão de alimentos com muito açúcar ou amido;
- Limite o consumo de álcool e do tabagismo.
Marque uma consulta e passe com um dos nossos especialistas! a Velasco Odontologia tem profissionais extremamente capacitados que poderão indicar a melhor forma de tratamento para seu caso!