A causa mais comum da gengivite não necessariamente se caracteriza pela dor local e sim, pela acumulação de placa dental. Essa placa se forma a partir dos restos de comida que ficam agarrados aos dentes, formando um tipo de revestimento que cobre a superfície deles, o tártaro.
Quando este revestimento solidifica e a placa começa a colidir com a gengiva, causa uma reação inflamatória. As inflamações na gengiva é que normalmente apresentam desconforto para o paciente.
Quais os principais sintomas da gengivite?
- Gengiva vermelha, intumescida, inchada ou flácida;
- Gengiva que se separa ou se afasta dos dentes, criando uma bolsa;
- Gengiva que apresenta sangramento durante a escovação ou o uso do fio dental;
- Mudanças na forma como seus dentes se encaixam quando você morde;
- Dentes que parecem mais longos devido à retração da gengiva;
- Secreção de pus ao redor dos dentes e na bolsa gengival;
- Mau hálito constante ou gosto ruim na boca.
Ao identificar os sintomas, você deve consultar o seu dentista o mais rápido possível, pois a gengivite pode evoluir para estágios mais avançados e perigosos.
Gengivas doloridas pode ser gengivite? Quais os estágios da gengivite e suas possíveis complicações?
Gengivite
É o primeiro estágio da inflamação gengival causada pela placa bacteriana. Nesta fase, o dano pode ser revertido com higienização bucal adequada, pois o osso e o tecido conjuntivo não foram afetados.
Periodontite
Neste estágio, o osso e as fibras de sustentação dos dentes foram danificados e pode começar a se formar uma bolsa ao redor da gengiva para armazenar detritos e placa bacteriana.
Periodontite avançada
Estágio final da doença, as fibras e os ossos de sustentação dos dentes são destruídos, o que os deixa vulneráveis para mudarem de posição ou ficarem com certa mobilidade afetando até a mordida. Se o tratamento não for eficaz, a pessoa corre o risco de perder seus dentes.
Tratamentos para gengivite
A doença no estágio inicial pode ser revertida por meio da escovação e do uso de fio dental de forma adequada. Uma boa saúde bucal ajuda a evitar que a placa se forme.
Quando a placa já se formou e endureceu, somente a limpeza profissional feita por um dentista poderá remover o tártaro. Essa limpeza é realizada através de lavagem e raspagem dos dentes. Se o problema for ainda mais sério, pode-se optar pela realização de um procedimento para aplainar a raiz nas suas partes mais profundas. Ele contribui para suavizar as irregularidades nas raízes dos dentes, dificultando o endurecimento da placa bacteriana. O dentista avaliará a situação de cada paciente e prescreverá a melhor e mais eficiente forma de tratamento.
Como se prevenir?
- Higienização oral diária: Escovar os dentes após as refeições por pelo menos 2 minutos;
- Uso apropriado e sempre que necessário do fio dental;
- A utilização de colutórios também ajuda a prevenir a formação da placa bacteriana. É indicado principalmente para quem possui gengivas sensíveis ao uso de fio dental;
- Alimentação adequada;
- Evitar o tabagismo;
- Consultar o seu dentista periodicamente.
Marque uma consulta e passe com um dos nossos especialistas! A Velasco Odontologia tem profissionais extremamente capacitados que poderão indicar a melhor forma de tratamento para seu caso!