As baixas temperaturas incentivam hábitos que escurecem os dentes e podem aumentar a sensibilidade.
Com a chegada do inverno, costumamos ingerir mais bebidas e alimentos quentes que nos proporcionam aquela sensação de aconchego e bem estar, mantendo uma boa temperatura corporal. Porém, alguns desses alimentos podem comprometer a saúde bucal, causando manchas, cáries, enfraquecimento dos dentes, corrosão do esmalte, desconforto e até mesmo dores.
Chocolates, café e chá preto, quentão, vinho tinto, chimarrão, refrigerantes à base de cola, beterraba e bebidas alcoólicas são alguns dos maiores inimigos que comprometem o sorriso.
Quais as principais causas da hipersensibilidade dentária?
A hipersensibilidade acontece quando a camada protetora do esmalte do dente é corroída ou, ainda, com o recuo da gengiva, pois a dentina pode ficar exposta. E como ela é conectada ao nervo central do dente (polpa),pode ocorrer dor intensa a estímulos como o frio e o calor ou ainda, causar maior incômodo mediante as cáries. As pessoas que já sofrem com o bruxismo (hábito de apertar ou ranger os dentes),com a mordida cruzada ou têm o hábito de escovação muito forte possuem maior probabilidade de hipersensibilidade dentinária.
Cerca de 40% da população brasileira sofre com esse mal. Como muitas vezes as dores são agudas, mas passageiras, as pessoas ignoram os sinais e acabam não procurando o tratamento adequado.
O frio e o cuidado com os dentes – Quem está mais vulnerável?
As pessoas que estão mais suscetíveis ao problema são aquelas que consomem bebidas e alimentos cítricos em grandes quantidades, os portadores de refluxo gástrico e de distúrbios alimentares, como a bulimia. Quem também costuma sofrer bastante com dores de dente nos dias frios são as pessoas que têm sinusite.
Dicas para evitar dores de dente
- Mantenha os cuidados com a higiene bucal, escovando sempre os dentes após as principais refeições e consulte o seu dentista regularmente;
- A pessoa com diagnóstico de hipersensibilidade dentária deve usar cremes dentais específicos para tratar o problema;
- Quem sofre com sinusite deve consultar um médico para tratamento adequado, prevenindo assim também as dores nos dentes.
Como é o tratamento para dentes sensíveis?
Há diversas formas para o tratamento desde os casos mais simples aos mais avançados. Pode ser indicado a fluorterapia, restauração, laserterapia, entre outros.
É fundamental o acompanhamento do seu dentista para identificar qual o tratamento ideal para o seu caso especificamente, mas com algumas precauções diversos problemas podem ser evitados. Que tal marcar sua avaliação com nossos especialistas?