Quando os filhos são pequenos, os pais têm controle sobre sua higiene pessoal e bucal como escovar os dentes após as refeições, usar fio dental, entre outras práticas, que garantes a prevenção de doenças e problemas bucais. Já na adolescência, é comum nos depararmos com um certo “desleixo” e com o aparecimento de infecções e complicações provenientes da má higiene bucal.
Neste artigo, vamos abordar como os millennials estão cuidando dos dentes e o que fazer para garantir uma saúde bucal perfeita nesta fase da vida. Confira!
Adolescentes precisam cuidar melhor dos dentes
Pesquisas relacionadas ao assunto comprovaram que os principais problemas dento-gengivais que se apresentam durante a adolescência, como cárie e gengivite em sua maioria têm como causa o descuido com a higiene dos dentes.
Além dessas práticas, um agravante são as alterações hormonais, que costumam facilitar o aparecimento de diversas complicações.
É preciso conscientização e senso de responsabilidade
O primeiro passo é fazer com que ele tenha senso de responsabilidade e consciência da importância dos cuidados com a higiene bucal e dos problemas que a falta de cuidados podem acarretar, que incluem desconforto, mau hálito e processos inflamatórios dolorosos. Ter uma conversa aberta e franca pode ajudar.
Cuidados preventivos para a saúde bucal na adolescência
Alguns cuidados vão além da limpeza dos dentes com escovação e fio dental, listamos alguns que consideramos os mais importantes:
- Uma boa alimentação: A alimentação é fundamental para a saúde do organismo de modo geral. Isso também acontece com os dentes. Alguns alimentos são prejudiciais, como açúcar, amido e ácidos que danificam o esmalte dos dentes e fragilizam a proteção contra cáries e úlceras bucais.
- Atenção a distúrbios alimentares: Nos últimos anos temos conhecimento de casos de anorexia e bulimia, que costumam ser comuns nessa fase da vida. É muito importante ter atenção aos sinais e sintomas dessas doenças, pois além de danificarem o esmalte dos dentes, são doenças graves e fatais, se não tratadas adequadamente e com a devida seriedade. Procure imediatamente um psicólogo ou psiquiatra, caso identifique sintomas.
- Evitar o cigarro: todos sabemos que o cigarro causa males diversos, inclusive câncer. Para os dentes, seus efeitos não são menos nocivos, causando manchas nos dentes, mau hálito, tártaro, gengivite e até câncer de boca.
- Cuidado com piercings na boca: Se não for feito com um profissional qualificado e experiente, o risco de infecções, emorragias e danos a nervos é bem maior. O barato sempre sai caro para este tipo de interveção e o acompanhamento de um dentista para esses procedimentos pode evitar todos esses problemas.