Quem não quer exibir um sorriso bonito com dentes saudáveis e brancos? Mas nem sempre é possível manter a brancura dos dentes somente com a higiene adequada. A exposição a diversos agentes – como tabagismo, alimentos e bebidas muito pigmentados, como chocolate, refrigerantes e café em excesso – e a própria ação do tempo tendem a deixá-los amarelados e manchados. A odontologia oferece opções de tratamentos para combater o amarelado e manchas dos dentes. Entre elas, destacam-se os dentes de porcelana e clareamento dental. Confira a seguir mais informações sobre esses procedimentos.
Dentes de porcelana
Os dentes de porcelana consistem na cobertura da superfície dos dentes com facetas de resina ou porcelana. Esse método é indicado principalmente para casos de dentes com manchas internas. Como benefício estético, recria a aparência natural da dentição e fornece força e elasticidade ao esmalte. Também pode ser indicado para tratar dentes quebrados, com espaços ou formato irregular.
As facetas são moldadas de acordo com o contorno dos dentes e colocadas no esmalte natural em um procedimento rápido e simples realizado em consultório. Por isso, a técnica é considerada menos invasiva do que o uso de coroas ou aparelhos. O revestimento pode ser realizado das seguintes formas:
Facetas de resina composta
Facetas de resina são fixadas nas regiões dos dentes afetadas após sua preparação. Esse material é produzido e moldado na mesma cor e formato dos dentes vizinhos. Depois de ser colocado, é alisado e polido para conferir uma aparência mais natural.
Coroas de Porcelana
A coroa de porcelana é usada em casos em que é necessário recobrir toda a superfície dos dentes. O material usado proporciona efeito mais natural do que o de resina. Além disso, é mais resistente e durável, por isso, costuma ser mais caro.
Clareamento dental
O clareamento dental é feito por meio da aplicação do gel branqueador que oxida a mancha e devolve a brancura natural dos dentes. É mais comumente realizado em casa, com o material e orientações oferecidas pelo dentista. O profissional tira um molde dos dentes para elaborar o suporte adequado no qual será colocado o gel branqueador apropriado. O paciente deverá encaixá-lo na dentição diariamente durante duas semanas aproximadamente.
O clareamento dental também pode ser feito em consultório. Nesse caso, é o dentista que aplica o agente branqueador que muitas vezes é ativado por meio de uma luz especial.
Qual o melhor tratamento para combater dentes amarelados e com manchas?
Tanto os dentes de porcelana quanto o clareamento dental são tratamentos seguros e eficazes. Mas somente o dentista poderá indicar o melhor tratamento para seu caso baseado no grau e tipo de mancha, resultados desejados, estrutura e estado geral dos dentes.
Mesmo após a realização de algum desses tratamentos, será necessário manter o acompanhamento com o dentista porque as manchas e amarelado podem voltar. As limpezas realizadas durante as consultas aliadas a uma boa higienização ajudam a manter esse efeito.
Precisa de um dentista de confiança para garantir o sorriso perfeito? O Odontologia Velasco tem especialistas em todas as áreas da odontologia. Marque agora mesmo sua avaliação.