Diferente do que muitas pessoas pensa, cuidar da saúde bucal não gera um benefício apenas estético. Dentes saudáveis podem evitar doenças como câncer e infartos. Portanto é de extrema importância adotar uma postura de bons hábitos e organização para a manutenção de sua saúde bucal ao longo da vida.
A falta de higiene bucal pode causar doenças
A falta de cuidado com os dentes pode causar, não apenas cáries, mas também perdas dos dentes e uma série de doenças e transtornos, até mesmo infartos e tumores. Por isso, a higiene bucal vai muito além de proteger os dentes ou de um modelo de estética.
As consequências de cáries não tratadas
Uma cárie não tratada, por exemplo, pode gerar complicações graves. As bactérias quando entram na corrente sanguínea, causam febre reumatóide e podem resultar em inflamações em diversos órgãos, como o coração, os olhos, além dos nervos e das articulações.
Infecções de origem buco-dentária
Na infância, 40% dos casos de febre reumatóide têm origem em infecções buco-dentárias. Os nervos inflamados viram uma porta de entrada para perigosas infecções. Em alguns casos, os sintomas das inflamações podem demorar anos para se manifestar e ocasionar consequências graves, como um infarto.
A inflamação da boca pode levar a acidente vascular cerebral, a rejeição de transplantes, a infarto do miocárdio, a endocardite e ao cancro do cólon.
Uma simples gengivite, se não tratada de forma adequada, pode causar graves inflamações nos vasos sanguíneos e chegar até o coração, causando doenças coronárias e podendo até causar infarto.
Como ter uma boa higiene bucal e evitar doenças?
Uma boa higienização bucal não se caracteriza somente pela escovação dos dentes duas vezes ao dia. Para manter os dentes saudáveis é essencial tomar alguns cuidados, tais como:
- Consultar regularmente o seu dentista;
- Escolher e comprar escovas de dentes suaves que não prejudiquem as gengivas;
- Trocar sua escova de dentes sempre que necessário, normalmente a cada três meses;
- Ter uma escova de dentes em sua bolsa ou local de trabalho para utilizar após o almoço;
- Ter um bom creme dental;
- Fazer bochecho com um desinfetante bucal;
- Utilizar o fio dental ou escovas interdentais para realizar a limpeza entre os dentes, pelo menos uma vez por dia;
- Não comer depois de escovar os dentes durante a noite.
Todo o cuidado é pouco quando se trata de saúde bucal. Agende sua avaliação: