É inevitável que após os 30 anos ou até antes, dependendo dos hábitos adotados, sintamos a pele menos viçosa e notemos as primeiras linhas de expressão. Parte de um processo natural do envelhecimento, uma das formas de lidar com a perda de elasticidade e luminosidade da pele é optar por tratamentos que ajudem a retardar os efeitos do tempo. No texto de hoje, apresentamos a intradermoterapia, tratamento facial que atua na pele de dentro para fora e visa ao rejuvenescimento. Saiba mais!
O que é intradermoterapia?
A intradermoterapia ou mesoterapia é uma técnica que pode ser empregada para diferentes tipos de tratamentos – dos terapêuticos aos de finalidade estética – e consiste na injeção de fármacos bem diluídos na área que necessita de cuidados. Tal técnica foi descrita pela primeira vez na medicina no final do século XIX e desde então vem sendo aperfeiçoada por profissionais de diferentes áreas da saúde.
Outro nome conhecido e que é semelhante são os skinboosters, que atuam na hidratação profunda da pele.
Na face, ela é indicada para o tratamento do melasma, mancha que pode aparecer em algumas pessoas devido aos efeitos da gravidez, de hormônios e, principalmente, do sol. Também é uma aliada na redução da flacidez e rugas.
No primeiro caso, é utilizado o ácido tranexâmico, o qual inibe a ação da melanina e impede a hiperpigmentação da região. Já para o segundo, o procedimento é feito com uma melange (mistura com seis componentes, entre os quais estão algumas enzimas) que ajudam a fortalecer as estruturas que mantêm a pele firme.
Como é feito o procedimento?
Após a assepsia (limpeza) da região na qual ocorrerá o procedimento, o profissional faz aplicações da substância com o uso de agulhas muito finas a uma profundidade entre 0,5mm e 4mm, que pode ser intradérmica ou subcutânea, a uma distância entre 1cm e 4cm de uma aplicação para a outra.
O tratamento dura de 5 a 10 sessões e tem em média 15 minutos cada. Elas costumam ocorrer semanalmente, podendo ser mais de uma vez na semana, e os resultados começam a ser visíveis a partir da terceira ida ao consultório.
Eventualmente, a região da aplicação pode ficar arroxeada por alguns dias, , como trata-se de um procedimento bastante simples e pouco invasivo, a pessoa pode retomar as atividades cotidianas após realizar o procedimento.
Para quem é indicado?
A intradermoterapia facial é indicada para mulheres e homens a partir dos 30 anos de idade que já apresentem sinais de envelhecimento.
Mulheres gestantes ou lactantes, pessoas com doenças autoimunes, alérgicas a algum componente da melange ou com irritação na pele estão contraindicadas a realizar o procedimento. Em caso de dúvidas, sempre converse com o profissional que aplicará o fármaco.
Quer saber mais sobre este tratamento facial e conhecer os benefícios que ele pode trazer para você? Agende uma consulta na Velasco Odontologia. Nossos especialistas têm todo o conhecimento necessário para esclarecer seus questionamentos e para orientá-lo em todos os tratamentos em odontologia e harmonização facial.