A lipo de papada, também conhecida como lipo de pescoço, é um procedimento que visa a retirada de excesso de gordura da área abaixo do queixo. O resultado é um rosto harmônico e mandíbula mais contornada, proporcionando mais auto-estima àqueles pacientes que têm dificuldade de perder gordura localizada na região.
Existem duas principais técnicas: lipo enzimática e lipo mecânica. Consistem em dois tratamentos com a mesma finalidade, mas que são realizados de maneiras completamente diferentes. Neste conteúdo, você vai saber mais detalhes sobre cada procedimento e entender qual o melhor para eliminar a papada com eficácia. Acompanhe a seguir!
Entenda tudo sobre lipo de papada mecânica
A região do pescoço é uma das áreas mais importantes para a estética da face. Em algumas situações, contextos e culturas, o pescoço magro confere uma aparência atraente e elegante à pessoa. No entanto, devido ao envelhecimento, ganho de peso,, genética, entre outros fatores, a formação da papada é inevitável. Além disso, essa é uma região difícil de perder gordura por meio de exercícios físicos e alimentação.
A lipo de papada mecânica, lipoaspiração ou lipo aspirativa, é um procedimento que utiliza uma cânula de diâmetro pequeno para realizar a remoção de gordura localizada na área abaixo do queixo. Nesse caso, o tratamento é feito com anestesia local em regime ambulatorial.
Quais os principais benefícios oferecidos pela lipo mecânica?
A lipo mecânica, apesar de ser um procedimento cirúrgico, promove diversos benefícios ao paciente, como:
- Remoção do queixo duplo;
- Melhoria na linha da mandíbula;
- Redução da gordura do pescoço;
- Aumento do contorno facial, deixando-o mais harmônico;
- Rejuvenescimento facial;
- Melhora da auto estima do paciente.
Qual a indicação do procedimento?
São aptos para o tratamento pacientes com excesso de gordura e/ou com flacidez nos tecidos por emagrecimento ou envelhecimento natural na região submandibular e submentoniana. Lembrando que, como se trata de um procedimento cirúrgico, é preciso solicitar exames de imagens, laboratoriais e cardíacos para garantir que a saúde do paciente esteja em bom estado.
Como a lipo mecânica é realizada?
A lipo mecânica consiste em procedimento personalizado de acordo com a estrutura facial natural de cada rosto, queixo e pescoço do paciente. Após as avaliações iniciais, as quais o profissional analisa o rosto, solicita os exames e cria um planejamento, o profissional médico ou cirurgião-dentista finalmente realiza o tratamento.
O procedimento é realizado em anestesia local ou, conforme o caso com sedação medicamentosa mais anestesia local nos pacientes mais ansiosos. Um furo pequeno ou corte de 1cm é feito na região abaixo do queixo, onde será inserido a cânula que vai aspirar a gordura da região. Existem casos nos quais é preciso fazer um acesso abaixo do ângulo posterior da mandíbula, para garantir melhores resultados.
No caso do uso da sedação ou mesmo para conforto e segurança, é recomendado que os pacientes estejam acompanhados por uma pessoa maior de 18 anos e não devem dirigir por 24h após a cirurgia.
Na primeira semana, o paciente deve ficar de repouso, fazer compressas de gelo na região do pescoço e tomar os medicamentos prescritos, como antibiótico, anti-inflamatório e analgésico.
Além disso, algumas medidas preventivas devem ser tomadas para auxiliar na recuperação, como:
- Evitar atividade física por 15 dias;
- Utilizar um curativo sobre os pontos;
- Limpar e trocar o curativo todos os dias;
- Realizar drenagem linfática de 1 a 2 vezes por semana 4 semanas (o que pode depender de caso para caso).
Esse procedimento é definitivo?
O procedimento é definitivo desde que o paciente controle o peso, fazendo exercícios físicos, alimentação equilibrada e acompanhamento nutricional. Em contrapartida, pacientes com maus hábitos alimentares são predispostos a engordar novamente, ou seja, se houver aumento de peso excessivo a gordura tende a voltar na região do pescoço