O aparelho ortodôntico fixo e a presença de braquetes (que são aquelas pequenas peças que ficam coladas nos dentes),entre outros acessórios, promovem o maior acúmulo de placa bacteriana, o que dificulta a limpeza bucal. Por isso, os pacientes devem ter atenção redobrada quanto à higiene, com o controle constante e seguindo sempre as orientações dadas pelo ortodontista.
Os pacientes que utilizam o aparelho ortodôntico fixo devem adotar um sistema de limpeza dividido em duas etapas durante os momentos de escovação diária: Primeiramente, escovar os dentes de cima para baixo e depois de baixo para cima, assim eliminando possíveis resíduos de comida que costumam ficar presos entre os braquetes.
Os movimentos devem ser suaves e seguindo sempre o sentido da gengiva para os dentes, assim removendo a placa bacteriana.
E no caso do uso de aparelhos removíveis?
É recomendada a higienização bucal e do aparelho com o mesmo cuidado e frequência diária para evitar a retenção da placa. Mensalmente, você pode deixar o aparelho imerso em um antisséptico bucal por um período de 15 minutos. Nunca ferva o seu aparelho!
Qual a escova e o creme dental mais recomendado?
A escova dental mais recomendada para quem usa aparelho ortodôntico é aquela com cerdas arredondadas e macias. Existem opções de escovas dentais próprias para higienização do aparelho fixo, as que possuem pequenos tufos, aquelas com cerdas recortadas em forma de V, que facilitam a limpeza dos braquetes, ou ainda, outras com duas fileiras de cerdas. Substitua sua escova sempre que necessário, lembre-se que a vida útil dela é menor para quem usa aparelho.
O creme dental deve possuir flúor para inibir o desenvolvimento da cárie e tornar as camadas superficiais do esmalte mais resistentes. Porém, o ideal é avaliar a quantidade indicada.
Quais os outros procedimentos para melhorar a higiene bucal?
O uso do fio dental é muito importante. Prefira um passa-fio ou fio com ponta rígida para passar o fio por baixo do arco metálico, entre os dentes e depois sob os dentes, tomando cuidado para não fazer pressão sobre o arco.
O tempo gasto para realizar a higienização bucal completa pode ser até três vezes maior para os pacientes que usam aparelhos ortodônticos.
O ideal é que os pacientes mantenham uma regularidade mensal nas visitas ao dentista/ortodontista para detectar possíveis problemas ou irregularidades e efetuar limpezas mais específicas e profundas.
Alimentos que devem ser evitados por quem usa aparelho ortodôntico
Evite a ingestão de alimentos açucarados e pegajosos como balas, pirulitos, chicletes, pois eles prejudicam os dentes, aumentando o risco de cárie para o paciente. Além de alimentos duros como pipoca, amendoim e algumas frutas que devem ser cortadas em pedaços pequenos para minimizar o impacto da mordida e evitar danificar o aparelho.