Quem já teve dor de dente faz de tudo para nunca mais padecer desse mal. Já os sortudos que só ouviram falar nesse incômodo fazem de tudo para evitá-lo!
Uma “simples” dor de dente costuma afetar e muito a nossa qualidade de vida, visto que, devido à região bucal ser bastante ligada às outras partes do corpo pelos nervos, é possível que ouvidos e cabeça também entrem na rota do mal estar. Acrescente a isso a dificuldade para comer e teremos um dia de cão.
A melhor estratégia para não passar por esse fardo é tomar as medidas preventivas adequadas e ir ao dentista regularmente. A seguir, trouxemos 5 passos para evitar a cárie dental e a famigerada dor de dente. Boa leitura!
1. Contra a dor de dente, alimente-se bem!
O primeiro passo para prevenir a cárie e a dor de dente é se certificar de que os alimentos que você consome contribuem para a manutenção da sua saúde. Uma alimentação balanceada, que siga a pirâmide alimentar ou a recomendação de um nutricionista, fornecerá os nutrientes necessários para que seu organismo trabalhe bem e para que você fique imune à maioria das doenças.
No entanto, alguns alimentos colaboram mais para o fortalecimento da região bucal. Leite e derivados são ricos em cálcio e fósforo, nutrientes essenciais no crescimento dos dentes. Já hortaliças e frutas como cenoura, pepino, maçã e pera ajudam a limpá-los porque exigem maior tempo de mastigação, o que produz mais saliva – agente protetor dos dentes. Castanhas e cereais também entram na lista de alimentos que auxiliam no cuidado com a dentição. Inclusive, há estudos que identificaram haver um componente na castanha-do-pará que protege a arcada contra bactérias.
2. Evite o álcool, o cigarro e os doces
Açúcares e farinhas muito refinadas são alimentos que devem ser evitados ao máximo, já que os resíduos deles ficam nos dentes por um tempo bem longo e facilitam a formação de placas bacterianas. Uma saída para quem gosta muito de doces é consumi-los após as principais refeições e escovar bem os dentes em seguida.
Já as bebidas alcoólicas e os cigarros são prejudiciais porque destroem a proteção natural que reveste a boca e tornam o ambiente propício para doenças. Fora que o cigarro é um dos responsáveis pelo surgimento de câncer bucal, o que o torna ainda mais nocivo.
3. Hidrate-se!
Quanto mais seca estiver sua boca, mais propício será o ambiente para a proliferação das bactérias. Cultive o hábito de beber água ao longo do dia! Se você perceber que produz menos saliva do que o comum, contate seu dentista, pois você pode estar com algum problema de saúde.
4. Escove bem os dentes!
Escovar os dentes após cada refeição e antes de dormir é uma rotina que deve fazer parte do seu cotidiano para que seus dentes fiquem protegidos contra o surgimento de placas bacterianas e de cáries.
Além da escova e da pasta de dente, use o fio dental e o enxaguante bucal, pois ambos acessam partes da boca que não são alcançadas pela escova.
5. Visite seu dentista regularmente!
Como parte dos cuidados preventivos, a ida ao odontologista é parte essencial da preservação da sua saúde bucal. Somente ele poderá dizer se todos os procedimentos que você tem adotado são suficientes ou se é caso de uma intervenção médica.
A visita regular ao seu dentista evita que um procedimento simples se torne um verdadeiro problema!
Você já marcou a sua consulta na Velasco Odontologia neste ano? Temos especialistas nas mais diversas áreas odontológicas e oferecemos as soluções ideais para quem tem medo. Fale conosco!